Relação entre Área Desmatada e PIB Per Capita
Em nosso gráfico dinâmico, onde cada círculo corresponde a um município, é possível alterar as variáveis, podendo escolher informações sobre diversas fontes. Nos dois eixos é possível escolher os dados do Censo 2000, Censo 2010, PRODES, CEMPRE, IPS 2014, IPS 2018 e PPM, e assim, observar a relação entre eles. Além disso, existe a opção de colocar em escala log essas variáveis. Por fim, o usuário consegue selecionar a cor do marcador e tamanho do marcador com base nesses banco de dados.
INFORMAÇÕES SOBRE A BASE DE DADOS UTILIZADA NESSA VISUALIZAÇÃO
Censo Demográfico: É uma grande pesquisa que ocorre a cada 10 anos, onde recenseadores vão de casa em casa preenchendo um enorme cadastro com informações detalhadas sobre a população do país.
IPS (Índice de Progresso Social): Carrega informações sobre o desempenho socioambiental da Amazônia Legal.
PRODES: O projeto utiliza satélites para monitorar o desmatamento na Amazônia Legal brasileira. Os dados brutos relatam a área desmatada com corte raso total e incremental ano a ano em nível de município.
CEMPRE: Carrega informações sobre empresas e demais organizações e suas respectivas unidades locais formalmente constituídas, cadastradas no CNPJ – Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas.
PPM: Os dados reúnem informações sobre os efetivos da pecuária existentes no município, além da produção de origem animal, e o valor da produção durante o ano de referência. Os dados disponíveis têm uma frequência anual e estão disponíveis a partir do ano de 1945.
Quer explorar mais? Acesse o nosso Github.
Atenção: Esta visualização é alimentada por dados compilados de diversas fontes e tratados através do pacote
datazoom.amazonia no R (funções load_ips(), load_prodes(), load_cempre() e load_ppm()) e do pacote datazoom_social_Stata no STATA (função datazoom_censo) e está sujeita a erro diante de
alterações nas fontes externas. Caso o usuário identifique alguma discrepância de informação, solicitamos que reporte nos
Issues do GitHub.